Notícia
Toyota deverá ser líder do mercado automóvel
Tudo indica que a Toyota deverá terminar 2012 na liderança do mercado automóvel. Volkswagen e GM disputam o segundo lugar. A venda de automóveis ligeiros nos EUA e no Japão estão a beneficiar as fabricantes.
A Toyota prepara-se para regressar à liderança das fabricantes de automóveis, deixando as rivais Volkswagen e General Motors (GM) a lutar pelo segundo lugar.
No sector automóvel, as vendas globais deverão atingir, pela primeira vez, os 80 milhões de carros e camiões devido às vendas registadas nos Estados Unidos e no Japão, que compensam a queda registada na Europa, segundo as estimativas da LMC Automotive, citadas pela Bloomberg.
Em 2012, deverá registar-se o terceiro ano consecutivo de lucros no mercado de automóveis ligeiros nos Estados Unidos, desde o colapso verificado no sector em 2009. As previsões apontam para que esta expansão se estenda a 2013.
A Volkswagen e a GM disputam o segundo lugar, separadas por menos de 1%. No ano passado, a GM foi a líder de vendas do sector.
Rebecca Lindland, analista da indústria explicou que devido à grande dimensão do mercado norte-americano, "um crescimento de dois dígitos impulsiona o sector no resto do mundo", segundo a agência Bloomberg.
Para 2013, a LMC Automotive prevê que a Volkswagen acrescente 600 mil unidades à capacidade de produção, igual à estimada para a GM e Toyota em conjunto. A recuperação prevista para a China está também a favorecer a Volkswagen que prevê ser líder global de vendas em 2018.