Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Toyota recolhe 3.428 Corolla e Prius em Portugal

Campanha não terá custos para os proprietários dos automóveis. Segurança não está em causa, afiança fonte da marca.

Carla Pedro cpedro@negocios.pt 14 de Novembro de 2012 às 16:13
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...
A Toyota anunciou hoje que vai recolher 2,77 milhões de unidades dos modelos Corolla e Prius em todo o mundo, devido a um problema na coluna de direcção e na bomba de água do sistema híbrido. Em Portugal, o número de unidades abrangidas por esta campanha é de 3.428, disse ao Negócios fonte oficial da Toyota Caetano.

Segundo a mesma fonte, “não está em causa qualquer elemento de segurança do veículo”, pelo que o condutor não está em risco ao utilizar a sua viatura. O que se passa é um problema na direcção destes dois modelos: “com a utilização intensiva da direcção, quando é consecutivamente virada de topo a topo [tudo à direita para tudo à esquerda, e vice-versa], pode existir alguma folga na coluna de direcção”, referiu o mesmo responsável, sublinhando ainda que, mesmo podendo existir o problema, “a direcção continua a desempenhar a função para a qual foi desenhada e desenvolvida”.

A campanha abrange os Corolla e Prius fabricados entre 2001 e 2009, dependendo do modelo e da matrícula, referiu a mesma fonte, sublinhando que estão assim em causa 3.428 veículos. “Algumas das viaturas que iremos recolher já têm 11 anos, isto demonstra a preocupação da Toyota com a qualidade dos seus produtos”, salientou.

Todos os proprietários dos carros afectados vão ser contactados pela marca em Portugal, através de carta registada. “Quanto às cartas devolvidas – quando a morada não existe, o proprietário mudou de carro ou de casa -, iremos averiguar junto do IMTT [Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres] quem é o proprietário, independentemente de ter ou não comprado a viatura como nova”, revelou a mesma fonte, referindo que dentro de alguns dias será feito o envio dessas cartas registadas.

Além do mais, esta operação não terá qualquer custo para o cliente e não será demorada, diz ainda a fonte oficial da Toyota em Portugal. “Pediremos que contactem o concessionário mais próximo para irem verificar o automóvel, sem qualquer custo, demorando a inspecção cerca de uma hora”, avançou a mesma fonte.

Ver comentários
Saber mais Toyota Corolla Prius
Outras Notícias