Automóvel Produção de veículos comerciais quase duplica e ajuda a atenuar quebra da produção automóvel em Agosto

Produção de veículos comerciais quase duplica e ajuda a atenuar quebra da produção automóvel em Agosto

A produção no sector automóvel nacional caiu quase 10% nos primeiros oito meses do ano, mas atenuou a quebra. O crescimento na produção de veículos comerciais atenuou a quebra verificada nos ligeiros de passageiros.
Produção de veículos comerciais quase duplica e ajuda a atenuar quebra da produção automóvel em Agosto
Hugo Paula 10 de setembro de 2013 às 17:11

A Associação Automóvel de Portugal (Acap) divulgou os dados da produção no sector em Agosto e no acumulado dos primeiros oito meses do ano, dando conta de um abrandamento da deterioração do sector face ao período homólogo.

 

O total de automóveis produzidos até ao final de Agosto foi de 104,2 mil veículos, o que representa uma descida de 9,5% face aos 115,1 mil automóveis produzidos no mesmo período do ano passado. Um ritmo de deterioração que compara favoravelmente com a quebra de 13,1%, observada durante o primeiro semestre.  

 

Ligeiros de passageiros determinam quebra da produção em Agosto

 

O comportamento da produção automóvel no mês de Agosto foi marcada pelo decréscimo da produção de veículos ligeiros de passageiros, que caíram 39,4% para 1.581 unidades, enquanto nas restantes categorias houve melhorias expressivas.

 

Já a produção de automóveis comerciais ligeiros aumentou 83,2% para 1.398 veículos. A produção de veículos pesados então aumentou mais de 10 vezes, de 12 unidades há um ano para 136 unidades em Agosto último.

 

O total de automóveis ligeiros produzidos em Agosto saldou-se em 3.115 unidades, o que representa uma quebra de 7,9% face ao mesmo mês do ano passado.

 

Produção para exportação caiu 9,8%

 

Durante o mês de Agosto foram produzidos 3.018 automóveis destinados à exportação, o que corresponde a 96,9% do total.

 

Um número que implica uma quebra 9,8% face ao período homólogo, revela a Acap.




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI