Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Vendas de carros registam um dos melhores Julhos dos últimos cinco anos

As vendas de automóveis ligeiros em Portugal recuaram 0,3% no mês passado, face ao mesmo período do ano passado. Apesar da queda, este foi um dos melhores meses de Julho dos últimos cinco anos, o que leva a ACAP a dizer que o comportamento do mercado foi favorável .

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 04 de Agosto de 2008 às 18:41
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
As vendas de automóveis ligeiros em Portugal recuaram 0,3% no mês passado, face ao mesmo período do ano passado. Apesar da queda, este foi um dos melhores meses de Julho dos últimos cinco anos, o que leva a ACAP a dizer que o comportamento do mercado foi "favorável".

Em Julho de 2008 foram comercializados em Portugal 26.335 veículos ligeiros, o que

representou um decréscimo de 0,3% quando comparado com o mês homólogo

do ano anterior. Em termos acumulados, no período de Janeiro a Julho de 2008, foram vendidos em Portugal 169.358 veículos ligeiros, o que corresponde a um decréscimo de 3%.

“Apesar de se ter verificado um ligeiro decréscimo homólogo do mercado de ligeiros em Julho do corrente ano, o valor agora registado pode ser considerado favorável tendo

em conta os níveis de vendas observados nos últimos anos”, refere a ACAP, salientando que “comparando apenas as vendas no mês de Julho de cada ano, o mercado registou um dos melhores níveis dos últimos 5 anos”.

Este valor “favorável” poderá ter sido provocado pelo facto de este ano o mês de Julho ter tido mais um dia útil e pelo efeito da redução da taxa normal do IVA no passado dia 1 de Julho.

Ligeiros de passageiros em terreno positivo

O mercado de automóveis ligeiros de passageiros registou um decréscimo de 4,4% em Julho de 2008, relativamente a igual mês do ano anterior, tendo sido vendidos 21.559 automóveis. Contudo, A ACAP salienta que “esta queda, deverá, no entanto, ser relativizada, tendo em conta o forte acréscimo do mercado em Julho de 2007, na sequência da entrada em vigor da reforma fiscal”.

No acumulado dos primeiros sete meses do ano, “foram vendidos em Portugal 135.975 automóveis ligeiros de passageiros, o que corresponde a um aumento de 4,5% face ao período homólogo do ano anterior”.

No mercado de veículos comerciais ligeiros verificou-se, em Julho do corrente ano, um forte acréscimo de 24,1% em relação a 2007, tendo sido vendidos 4.776 veículos.

A ACAP explica que “este crescimento do mercado vem na sequência de um forte decréscimo observado no passado mês de Junho, estando ambos associados, essencialmente, à alteração da sazonalidade no ano de 2007 decorrente da reforma da fiscalidade automóvel, que provocou um forte decréscimo das vendas em Julho de 2007, devido ao aumento da carga fiscal, neste segmento, com a entrada em vigor do I.S.V”.

No período de Janeiro a Julho de 2008, verificou-se uma queda nas vendas de 25,0% face a igual período do ano anterior, o que corresponde a um total de 33.383 unidades comercializadas.

Ver comentários
Outras Notícias