Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

A banca está a transformar-se. E Ulrich diz que vai ficar parecida com a energia

"Não estou a dizer isto para criar incómodos à EDP", brincou Fernando Ulrich a antecipar que a banca vai ter de receber o investimento e a segurança de que o sistema eléctrico beneficiou.

Miguel Baltazar/Negócios
  • Assine já 1€/1 mês
  • 9
  • ...

Fernando Ulrich acredita que a banca comercial está em mudança. E a imagem final do sector financeiro será "algo parecida com o sector eléctrico": segurança e sólida.

 

"Queremos ter um sistema eléctrico em que as centrais não expludam, em que a electricidade chega às casas. Para isso, é preciso investimento, rentabilidade, investidores, segurança. Tudo isso é caro", comentou o líder do BPI na conferência organizada pelo PS, sob o tema "O sector bancário em Portugal: Banca e Economia - desunião de facto?".

 

Para Ulrich, o caminho da banca é este: tornar-se sólido e com uma segurança idêntica à que o sistema eléctrico dá à população. Isso vai acontecer com a regulação que já existe no sector ("queremos que a produção e as centrais tenham muitas normas").

 

A similitude entre a energia e a banca também virá com o número de operadores. Ulrich insistiu na ideia de que a concentração da banca é uma consequência inevitável das exigências que impendem sobre o sector ("as empresas eléctricas até são poucas").

 

A solidez dos bancos virá com capital e o presidente do BPI acredita que os bancos portugueses serão capazes de o captar:  "se os bancos gregos têm sido capazes de levantar capital, penso que os bancos portugueses também vão ser".

 

Fernando Ulrich deu o exemplo do banco que lidera. "No caso do BPI, temos um accionista que está connosco há vários anos que agora lançou uma oferta que significa um investimento de quase mil milhões de euros", disse, referindo-se à OPA lançada pelo CaixaBank, maior accionista do banco. "Haja assim projectos geridos com rigor e teremos investidores".

Ver comentários
Saber mais Fernando Ulrich BPI PS banca
Outras Notícias