Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Acções do Banif disparam 40% com forte liquidez

Primeiro foi o BCP a viver uma sessão de fortes ganhos, na semana passada o BES e hoje o Banif. As acções do banco dispararam 39,82% e já sobem 80% no espaço de cinco sessões.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 08 de Dezembro de 2011 às 12:20
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...
As acções do Banif estão de novo em forte alta na bolsa portuguesa, tendo atingido uma valorização máxima de 39,82% para 0,46 euros, uma cotação que comparada com o fecho da passada quinta-feira (dia em que atingiram mínimos históricos), representa uma recuperação de 80,4%.

O banco segue agora com um ganho mais contido de 21,58%, para 0,40 euros, registando uma liquidez acima do normal, apesar do feriado em Portugal. Foram já transaccionados 721 mil acções, quando a liquidez média diária dos últimos seis meses é de 207 mil títulos.

Nas últimas sessões o banco tem já registado fortes subidas, sem que tenham sido conhecidas notícias relevantes sobre a actividade do Banif. Depois do mínimo histórico de 0,252 euros fixado na quinta-feira, o Banif subiu mais de 5% na sexta-feira, sendo que nas últimas três sessões avançou sempre mais de 6%.

As acções estão agora em máximos desde Setembro, mas ainda acumulam uma queda de mais de 50% em 2012.

O Banif está hoje a viver uma sessão semelhante à vivida pelo BCP, que a 21 de Novembro chegou a subir 36,59%, bem como com o BES, que na sexta-feira passada chegou a ganhar mais de 20%.

O Banif é um dos bancos portugueses que apresenta os rácios de capital mais baixos e que por isso terá mais dificuldades em cumprir os rácios determinados pelos reguladores.

O banco até já admitiu recorrer ainda este ano ao fundo de recapitalização do Estado para reforçar o capital da 'holding' caso não o consigam por meios próprios. "Podemos recorrer se houver condições este ano e se o banco não conseguir [fazer isso] pelos seus próprios meios", disse o presidente do Banif, Joaquim Santos, em declarações à Lusa em Novembro.
Ver comentários
Saber mais Banif bolsa
Outras Notícias