Banca & Finanças Accionistas injectam 4,3 mil milhões no BCP desde 2011

Accionistas injectam 4,3 mil milhões no BCP desde 2011

Com o aumento de capital deste ano, o BCP já realizou quatro emissões de acções reservadas a accionistas desde 2011.
Accionistas injectam 4,3 mil milhões no BCP desde 2011
Nuno Carregueiro 09 de janeiro de 2017 às 20:12

O Banco Comercial Português vai avançar com um aumento de capital de 1,33 mil milhões de euros, com o objectivo de reembolsar a ajuda estatal e reforçar os rácios de capital.     

 

Com esta operação, desde Maio de 2011 são quatro as ofertas públicas de subscrição (OPS) dirigidas aos accionistas do banco agora liderado por Nuno Amado.

 

Neste aumento de capital que vai realizar este ano, o BCP vai emitir 14,16 mil milhões de novas acções, a 9,4 cêntimos cada uma, pelo que os accionistas vão injectar 1,33 milhões de euros no banco. O encaixe por parte do BCP já está garantido, uma vez que a Fosun e os bancos colocadores tomaram firme a operação.

 

O anterior reforço de capital com recurso a dinheiro fresco dos accionistas foi anunciado em Junho de 2014. Pouco antes do colapso do BES, os accionistas do BCP injectaram 2,24 mil milhões de euros no banco, sendo que grande parte do encaixe serviu também para reembolsar ajuda estatal.

 

Foram na altura emitidas 34,48 mil milhões de novas acções, a 6,5 cêntimos cada, um preço que não está ajustado ao recente "reverse stock split" que foi realizado.

 

Este foi o aumento de capital de maior dimensão, depois de quase dois anos sem angariar dinheiro fresco junto dos accionistas. Em Setembro de 2012 o BCP tinha aumentado o capital em 500 milhões de euros e mais de um ano antes (em Maio de 2011) tinha encaixado 260 milhões de euros.

 

Contas feitas, desde essa altura e tendo já em conta o aumento de capital que vai realizar este ano, o BCP pediu 4,3 mil milhões de euros aos seus accionistas em menos de sete anos.

 

Estas contas incorporam apenas os aumentos de capital que pressupõem a injecção de dinheiro fresco por parte dos accionistas. Nos últimos anos o BCP efectuou também aumentos de capital através de operações de troca de títulos de dívida e incorporação de reservas.

 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI