Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Accionistas do Banif aprovam apoio estatal de 1,1 mil milhões de euros

Assembleia geral do banco deu também luz verde ao aumento de capital de 450 milhões de euros que será realizado pelos privados na primeira metade deste ano.

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 16 de Janeiro de 2013 às 11:59
  • Partilhar artigo
  • ...

Os accionistas do Banif aprovaram hoje, em assembleia geral (AG), várias deliberações que dão luz verde à recapitalização do banco com 1,1 mil milhões de euros através de dinheiros públicos.

 

A  AG deu ainda autorização para que o Conselho de Administração delibere um aumento de capital de 450 milhões de euros, que será subscrito pelos accionistas privados no primeiro semestre deste ano e permitirá que estes detenham mais direitos de voto que o Estado no capital do Banif.

 

Os fundos injectados pelos accionistas no banco destina-se a criar uma almofada de capital de 300 milhões de euros, para acomodar um potencial agravamento severo do contexto económico em Portugal.

 

As necessidades de capital do banco ascendem a 1.400 milhões de euros, mas o montante da injecção de capital, considerando Estado e accionistas privados, ascende a 1.550 milhões. 150 milhões são destinados à pagar, já em Junho, parte dos instrumentos de capital contingente ao Estado (“CoCos”).

 

O Estado vai injectar 1.100 milhões de euros no banco liderado Jorge Tomé, que cobrem as perdas de 490 milhões de euros relativas ao exercício de 2012. Terão ainda de ser cobertas eventuais perdas a contabilizar em 2013.

 

O banco tem ainda de fazer face a deduções de 270 milhões de euros imposta pelo Banco de Portugal por conta de depósitos remunerados acima do limite determinado pelo supervisor. Deste montante, só os 197 milhões de euros são relativos a 2012 e é este montante que falta deduzir, estando reflectido no plano de recapitalização.


(Notícia actualizada às 12h55 com mais detalhes.)

Ver comentários
Saber mais Banif
Outras Notícias