Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Administração do Banif desconhece informações que justifiquem subida de 40% nas acções

CMVM pediu esclarecimentos ao Banif depois das acções terem subido mais de 40%, o que já obrigou à suspensão automática dos títulos por diversas vezes.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 08 de Dezembro de 2011 às 13:35
  • Partilhar artigo
  • 10
  • ...
A subida acentuada das acções do Banif levou a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários a solicitar esclarecimentos à administração do banco.

Fonte oficial do regulador disse ao Negócios que a administração do banco comunicou à CMVM que “não conhece qualquer informação que justifique” o comportamento dos títulos.

De acordo coma mesma fonte, a forte valorização provocou várias suspensões automáticas dos títulos, para consolidação de ofertas. Segundo as regras de negociação em bolsa, se um título de uma empresa cotada ultrapassar um aumento ou uma queda de 15%, a acção é imediatamente suspensa de negociação.

As acções do Banif chegaram a disparar 39,82% para 0,46 euros, uma cotação que comparada com o fecho da passada quinta-feira (dia em que atingiram mínimos históricos), representa uma recuperação de 80,4%.

O banco segue agora com um ganho mais contido de 27,66%, para 0,42 euros, registando uma liquidez acima do normal, apesar do feriado em Portugal. Foram já transaccionados 964 mil acções, quando a liquidez média diária dos últimos seis meses é de 207 mil títulos.

Nas últimas sessões o banco tem já registado fortes subidas, sem que tenham sido conhecidas notícias relevantes sobre a actividade do Banif. Depois do mínimo histórico de 0,252 euros fixado na quinta-feira, o Banif subiu mais de 5% na sexta-feira, sendo que nas últimas três sessões avançou sempre mais de 6%.

As acções estão agora em máximos desde Setembro, mas ainda acumulam uma queda de mais de 50% em 2012.

O Banif está hoje a viver uma sessão semelhante à ocorrida com o BCP, que a 21 de Novembro chegou a subir 36,59%, bem como com o BES, que na sexta-feira chegou a ganhar mais de 20%.

Ver comentários
Saber mais banif
Outras Notícias