Notícia
Ajudas financeiras à banca espanhola superam os 61 mil milhões de euros desde 2009
A reestruturação do sector financeiro espanhol começou em Maio de 2009, desde então, os apoios estatais superaram os 61 mil milhões de euros.
- Assine já 1€/1 mês
- 4
- ...
As ajudas financeiras públicas à banca espanhola cifram-se em 61.366 milhões de euros, revelou esta segunda-feira o Banco de Espanha, citado pela imprensa espanhola. Este é o valor acumulado desde Maio de 2009, altura em que se iniciou o processo de reestruturação do sistema financeiro espanhol.
Este valor exclui alguns instrumentos usados para ajudar a banca, nomeadamente as garantias concedidas pelo Estado para os bancos se conseguirem financiar. Contudo, nestes casos não foi injectado qualquer valor, trata-se apenas de conceder garantias para os bancos conseguirem financiar-se a custos inferiores aos que pagariam no caso de tentarem contrair empréstimos sem o aval do Estado.
Entre os bancos que recorreram às ajudas estatais, o BFA Bankia foi o que absorveu a maior fatia (22.424 milhões de euros), seguido pelo CatalunyaBanc, com 12.052 milhões, e pelo NCG Banco, com 8.981 milhões de euros, segundo o “El Confidencial”.