Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Antigo deputado do PSD vai liderar assembleia-geral da Caixa

Paulo Mota Pinto era o nome escolhido para presidir ao conselho de administração do BES em 2014 quando ainda se tentava salvar o banco. Agora, é o novo presidente da mesa da assembleia-geral da Caixa Geral de Depósitos.

Jorge Paula/Correio da Manhã
Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 31 de Agosto de 2016 às 20:52
  • Assine já 1€/1 mês
  • 7
  • ...

Paulo Mota Pinto é o novo presidente da mesa da assembleia-geral da Caixa Geral de Depósitos. Em 2014, o antigo deputado social-democrata já esteve com um pé dentro de um banco, o BES, como presidente da administração, mas a escolha caiu e o banco foi alvo da resolução.

 

Agora, no comunicado em que se anunciou a nomeação do novo conselho de administração do banco público, composto por 11 elementos e não 19 como pretendia o Governo, é indicada a composição da mesa da assembleia-geral: Mota Pinto é o presidente, Elsa Roncon Santos é a vice-presidente.

 

Mota Pinto foi deputado do PSD entre 2009 e 2015 tendo no currículo o exercício do cargo de juízos do Tribunal Constitucional entre 1998 e 2007. Em empresas, foi administrador não executivo da antiga Zon Multimédia.

 

Em 2014, o antigo deputado social-democrata foi o nome escolhido para "chairman" da administração que teria Amílcar Morais Pires, ex-administrador com o pelouro financeiro de Ricardo Salgado, como presidente executivo. A lista caiu, no final de Julho, já que o Banco de Portugal queria uma gestão separada da família Espírito Santo e da antiga liderança do BES. Foi Vítor Bento que, na altura, acabou por integrar a presidência do banco e que assumiu o leme mesmo depois da resolução e transformação em Novo Banco.

 

Roncon Santos, a líder da Direcção-Geral do Tesouro e das Finanças (DGTF) e também a representante do Ministério das Finanças na cúpula do Fundo de Resolução, vai ser a vogal da mesa da assembleia-geral do banco de capitais exclusivamente públicos. 


Foi esta quarta-feira, 31 de Agosto, que o Estado oficializou a nomeação do novo conselho de administração, que é liderado por António Domingues, vindo do BPI. Guilherme de Oliveira Martins foi eleito para presidir ao conselho fiscal ao lado de António Borges de Assunção e Luís Baptista Branco. Ferreira de Oliveira, ex-presidente da Galp, é o presidente da comissão de remunerações. 

Aprovado está também o aumento de capital de 5.160 milhões de euros da Caixa Geral de Depósitos. 

 

Ver comentários
Saber mais Paulo Mota Pinto Paulo Mota Pinto BES Caixa Geral de Depósitos
Mais lidas
Outras Notícias