António Domingues, o novo líder do banco público, deverá acumular os cargos de presidente executivo (CEO) e de "chairman" da Caixa Geral de Depósitos, avança o Diário Económico.
Segundo a mesma publicação, esta terá sido uma das três condições impostas por António Domingues para aceitar o convite para liderar o banco estatal. A sua eleição, bem como dos restantes membros do conselho de administração não terá lugar na assembleia-geral agendada para esta quarta-feira, 25 de Maio, segundo confirmou fonte oficial do Ministério das Finanças ao Negócios. "A nomeação da nova administração será, de facto, adiada", adiantou o gabinete de Mário Centeno, sem indicar nova data para a eleição dos futuros administradores da CGD. No entanto, como accionista único da Caixa, o Estado pode, a qualquer momento, nomear o novo conselho da instituição através de uma deliberação única, sem que seja necessário reunir a assembleia-geral do banco. Como o Negócios avança esta quarta-feira, a CGD tem de voltar a dar lucros para que o aumento de capital dispense a autorização de Bruxelas. As regras europeias permitem que o Estado injecte dinheiro na CGD sem que tal seja considerado ajuda estatal desde que o reforço de capital seja feito de acordo com o "comportamento normal de mercado". Isto é, em condições que poderiam ser aceites por um investidor privado e na expectativa de que seja possível rentabilizar o capital investido.
Segundo noticiava o Expresso este sábado, António Domingues, o vice-presidente do BPI que o Governo escolheu para liderar a instituição, impôs a realização de um aumento de capital no banco público para aceitar ser presidente da Caixa.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Negócios, efectue o seu registo gratuito.
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.