Banca & Finanças António Domingues já está livre para liderar a CGD

António Domingues já está livre para liderar a CGD

O futuro presidente da Caixa Geral de Depósitos acaba de dar o primeiro passo indispensável para assumir a liderança do banco do Estado. António Domingues renunciou esta segunda-feira à vice-presidência do BPI e ficou livre para o novo desafio.
António Domingues já está livre para liderar a CGD
Maria João Gago 01 de junho de 2016 às 12:09

António Domingues está livre para assumir a presidência da Caixa Geral de Depósitos depois de ter renunciado à vice-presidência executiva do Banco BPI.

 

Segundo informou o banco em comunicado publicado esta terça-feira à noite no site da CMVM, "António Domingues apresentou, no dia 30 de Maio do corrente ano, a sua renúncia ao cargo de vogal do conselho de administração do Banco BPI".

 

O documento não faz qualquer referência à data em que a saída do número dois de Fernando Ulrich no BPI será efectiva. Mas a verdade é que António Domingues (à esquerda na foto) deixou de estar presente nos eventos oficiais do banco onde passou os últimos 20 anos desde que, a meio de Abril, foi noticiado que o banqueiro seria o próximo presidente da CGD.

A eleição do novo conselho de administração da Caixa chegou a estar prevista para 25 de Maio, data em que teve lugar a assembleia-geral do banco do Estado, que serviu apenas para aprovar as contas do ano passado. A nomeação dos novos gestores acabou por ser adiada, decisão que não será alheia ao processo de fecho da composição da nova equipa.

 

Há várias semanas que Domingues está a trabalhar no plano de capitalização da Caixa que deverá implicar uma injecção de fundos públicos num valor próximo de 4.000 milhões, a ser feita de forma faseada.

 

O aumento de capital deverá pressupor que a CGD volte a dar lucros, para que o Estado possa mobilizar recursos para a operação, sem que tal seja considerado uma ajuda pública por parte da Comissão Europeia. Se assim for, Bruxelas nem sequer terá de autorizar esta injecção de fundos.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI