Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Apesar de ser um dos interessados no Novo Banco, Santander dá prioridade a crescimento orgânico

Ana Botín sublinha que, a partir do próximo ano, quer crescer de forma orgânica, ou seja, expandir-se com base no aumento da produção e não em compras.

Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 03 de Fevereiro de 2015 às 07:39
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

O Santander é uma das 17 entidades que, até ao final de 2014, manifestou interesse em adquirir o Novo Banco, banco que herdou os activos e passivos do Banco Espírito Santo. Apesar disso, Ana Botín, presidente do grupo espanhol, acredita que o futuro está no crescimento orgânico, ou seja, sem fusões ou aquisições".

 

"A partir de 2015, vamos dar prioridade ao crescimento orgânico", afirma Botín nos primeiros resultados anuais que assina enquanto presidente do conselho de administração do Santander, depois de ter sucedido ao histórico líder Emilio Botín, falecido em 2014.

 

No comunicado de resultados referentes ao ano passado, em que o lucro subiu 39,3%, Ana Botín escreve que é preciso conquistar confiança dos clientes já existentes.

 

"A forma de conseguir [dar prioridade ao crescimento orgânico] é ao ganhar a confiança dos nossos clientes, ajudando-os nos seus projectos pessoais e empresariais. Vamos fazê-lo ao colocar o foco na excelência operativa, com o objectivo de melhorar, ao longo do tempo, o nosso serviço e a nossa eficiência", escreve Ana Botín.

 

Apesar disso, em conferência, citada pela Bloomberg, a presidente afirmou que a instituição financeira espanhola "está à procura de algo em Portugal".

 

O Santander, já presente em Portugal através do Santander Totta, é um dos bancos que está na corrida pelo Novo Banco, a par de outras entidades espanholas como o Popular. Em 2014, Portugal contribuiu para 2% do resultado líquido da instituição financeira, que se ficou nos 5.816 milhões de euros. 

 

 

(Notícia actualizada às 11h26 com afirmação de Ana Botín em conferência)

Ver comentários
Saber mais Novo Banco Ana Botín Santander
Mais lidas
Outras Notícias