Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Assembleia Geral do BPI com participação recorde do capital accionista

Contas de 2013 aprovadas com 99,9% dos votos expressos na reunião magna que decorreu esta quarta-feira na Fundação de Serralves e que marca o arranque do último mandato de Fernando Ulrich na presidência executiva.

Miguel Baltazar/Negócios
António Larguesa alarguesa@negocios.pt 23 de Abril de 2014 às 16:19
  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...

Um total de 211 accionistas, presentes ou representados, detentores de 85% do capital social, participaram esta quarta-feira, 23 de Abril, na Assembleia Geral Anual do BPI, no Porto, tendo o “chairman”, Artur Santos Silva, assinalado ao Negócios que esta foi “a participação de capital accionista mais elevada” de sempre. Há um ano a percentagem foi de 84%, enquanto no princípio do século, assinalou, rondava apenas 60%.

 

Todos os nove pontos da ordem de trabalhos foram aprovados com percentagens acima de 95%, incluindo o relatório de gestão e contas do banco relativos ao exercício de 2013 (os lucros caíram mais do que esperado para 66,8 milhões), que foram avalizadas por 99,9% dos votos expressos. Já a escolha do revisor de contas para o relatório relacionado com o aumento de capital a realizado foi ratificada por unanimidade.

 

A eleição dos órgãos sociais para o mandato 2014/2016 – isto é, para o conselho de administração, conselho fiscal, revisor oficial de contas e mesa da Assembleia Geral – foi aprovada com 96,5% dos votos expressos. Isto porque, detalhou Artur Santos Silva, em matéria electiva, muitos investidores institucionais, como fundos de investimentos e fundos de pensões, têm nas suas regras “não estarem comprometidos com a eleição”.

 

Este será o último mandato de Fernando Ulrich como presidente executivo do BPI, uma vez que as regras societárias do banco impedem a eleição de administradores executivos com mais de 62 anos de idade. O conselho de administração passa a ser composto por 22 elementos para “acomodar” a entrada de um segundo representante da Santoro, “holding” da empresária angolana Isabel dos Santos, que se juntará a Mário Leite da Silva, eleito em 2009.

Ver comentários
Saber mais BPI assembleia geral Fernando Ulrich Artur Santos Silva Serralves
Outras Notícias