Notícia
Associações bancárias alemãs pedem menos detalhes nos resultados dos testes de stress
Segundo a ZKA, que reúne as associações da banca na Alemanha, o elevado nível de detalhes previsto aquando da divulgação dos resultados dos testes de resiliência à banca poderá levar a uma maior volatilidade dos mercados de capitais e a um intensificar de especulação.
- Assine já 1€/1 mês
- 3
- ...

“Atendendo à tensa situação que já se regista nos mercados monetários e de capitais, estamos convictos de que a publicação dos resultados dos testes de stress, com o actual nível de detalhe, poderá exacerbar a crise da dívida soberana”, sublinhou a ZKA numa carta a que a Bloomberg teve acesso.
Recorde-se que os reguladores europeus levaram a cabo uma nova ronda de testes à resiliência das entidades financeiras do Velho Continente, pretendendo com isso dissipar os receios dos investidores de que muitos bancos da região não estejam suficientemente capitalizados.
No entanto, segundo a ZKA, não é de excluir a possibilidade de os resultados dos testes – na sua presente forma, com o já previsto elevado nível de pormenorização – poderem levar a uma maior volatilidade dos mercados, bem como a alimentarem a especulação face a determinados bancos.
Os resultados dos testes de stress à banca serão divulgados na próxima sexta-feira, dia 15 de Julho.