Banca & Finanças Audições no inquérito ao Banif começam no final de Março

Audições no inquérito ao Banif começam no final de Março

A comissão de inquérito pretende realizar quatro audições por semana. Contudo, os trabalhos do Orçamento do Estado vão impedir estes eventos nas próximas semanas. No início de Março, são decididos os primeiros nomes.
Audições no inquérito ao Banif começam no final de Março
Miguel Baltazar
Diogo Cavaleiro 17 de fevereiro de 2016 às 16:56

As primeiras audições na comissão de inquérito ao Banif vão iniciar-se a 22 de Março. É aí que a Assembleia da República já estará livre dos trabalhos em torno do Orçamento do Estado para 2016. Esta foi uma decisão saída da reunião do inquérito parlamentar desta quarta-feira, 17 de Fevereiro, conforme revelou António Filipe. 

A comissão de inquérito já acordou que haverá quatro audições a personalidades por semana: duas às terças e uma às quartas e quintas-feiras.

 

As primeiras audições serão agendadas a 8 de Março, dia em que os coordenadores do inquérito parlamentar vão decidir qual a ordem a seguir nas audições. Os primeiros a ser chamados deverão ser os nomes coincidentes nos vários pedidos dos partidos (PSD, BE e PCP já apresentaram nomes e os social-democratas até já apresentaram um acrescento, com a indicação de António Costa, em resposta à chamada de Passos Coelho pelo PCP).

 

O PSD já disse, pela voz do deputado Luís Marques Guedes, que prefere que Jorge Tomé, antigo presidente executivo do Banif, seja o primeiro a ser ouvido, seguido do governador Carlos Costa e do ministro das Finanças Mário Centeno. 

 

Entretanto, os serviços da comissão vão já pedir documentação às várias entidades, desde Banif ao Banco de Portugal passando pelo Ministério das Finanças.

 

A comissão de inquérito ao Banif vai olhar para os últimos anos de vida do Banif incluindo a recapitalização de 2011, cujo não reembolso do dinheiro emprestado desecandeou a medida de resolução, que passou pela divisão do banco e entrega da principal parte do negócio ao Santander Totta.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI