Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Banca espanhola tem 197 mil milhões de euros de crédito malparado

Um estudo do Banco de Espanha revela que 13,6% dos créditos dos bancos espanhóis são considerados incobráveis ou muito difíceis de recuperar. O dinheiro emprestado às famílias e empresas espanholas atingiu o nível mais baixo desde 2006.

19 - Espanha
David Santiago dsantiago@negocios.pt 18 de Fevereiro de 2014 às 14:01
  • Partilhar artigo
  • 11
  • ...

O crédito malparado nas mãos da banca espanhola atingiu o nível mais elevado de sempre, tendo atingido 13,6% do total. Os dados publicados esta terça-feira pelo Banco de Espanha e citados pelo diário “El País”  notam que, em Dezembro passado, os créditos incobráveis tinham aumentado 30 mil milhões de euros ao longo de 2013, para um total de 197 mil milhões de euros.

 

De acordo com os especialistas consultados pelo jornal espanhol este aumento deve-se aos novos critérios de classificação, impostos pelo Banco central espanhol, que obrigam à reclassificação de todos os créditos refinanciados. Do total dos 197 mil milhões de euros de crédito malparado, cerca de 21 mil milhões de euros decorrem da revisão da classificação.

 

No final de 2013 foi batido outro recorde, o do nível mais baixo de sempre de crédito concedido às empresas e famílias espanholas. A contracção do crédito concedido baixou até aos 1,44 biliões de euros, o mais pequeno desde 2006.

 

Os valores do final do último ano serão utilizados nas avaliações que o Banco Central Europeu irá fazer aos bancos espanhóis no âmbito da união bancária. Os resultados dos testes de stress feitos à banca espanhola só serão conhecidos no final do presente ano, revela o “El País”.

Ver comentários
Saber mais Banca espanhola crédito malparado
Outras Notícias