Banca & Finanças Banco Luso-Brasileiro, ABC Brasil e fundo Artesia na corrida ao banco da CGD no Brasil

Banco Luso-Brasileiro, ABC Brasil e fundo Artesia na corrida ao banco da CGD no Brasil

A lista dos candidatos à compra do banco da Caixa Geral de Depósitos no Brasil foi publicada esta quarta-feira em Diário da República.
Banco Luso-Brasileiro, ABC Brasil e fundo Artesia na corrida ao banco da CGD no Brasil
Duarte Roriz/Correio da Manhã
Rita Atalaia 04 de setembro de 2019 às 10:22
O Banco Luso-Brasileiro, do grupo Amorim, o Banco ABC Brasil e o fundo Artesia são os três candidatos que estão na corrida final à compra do banco brasileiro da Caixa Geral de Depósitos (CGD). A "short list" foi publicada esta quarta-feira, 4 de setembro, em Diário da República.

De acordo com a resolução do Conselho de Ministros, agora conhecida, o Governo "autoriza a CGD a dirigir convites a cada um dos potenciais investidores identificados". As propostas deverão chegar a partir de outubro, tal como o Negócios avançou.

"Após a publicação da resolução irá iniciar-se a segunda fase do processo. A expectativa é que sejam recebidas propostas vinculativas no quarto trimestre de 2019", referiu fonte oficial da Caixa depois de o Governo ter anunciado, a 22 de agosto, que já estavam selecionados os potenciais compradores do BCG Brasil.

No início de agosto, o Expresso avançava que o Banco Luso Brasileiro, no qual o Grupo Amorim detém uma participação de 43%, é um dos interessados. O Eco acrescentou que, além deste, também o Banco ABC Brasil, detido pelo grupo árabe Bank ABC, e o fundo de investimento brasileiro Artesia estão entre os interessados na compra do BCG Brasil.

Concluída a fase de análise das propostas vinculativas, a CGD espera conseguir fechar a operação até ao final deste ano. A venda da instituição, que tem sido adiada devido à instabilidade política que o Brasil atravessou, foi uma das condições para que Bruxelas aprovasse o plano de recapitalização do banco público.

Além do Brasil, o banco liderado por Paulo Macedo está também a avançar com a venda das operações em Espanha e na África do Sul.  

(Notícia atualizada às 10:33 com mais informação)



Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI