Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Banco de Portugal adverte para falta de autorização de F. Dias e Sportytrader Fund

São dois comunicados do Banco de Portugal com diferença de quatro dias: um deles diz que Francisco Ribeiro Dias Prata e a F.Dias não podem conceder créditos; o outro refere que Jorge Machado Silva ou a Sportytrader Investment Fund não podem receber depósitos.

Bruno Simão/Negócios
Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 24 de Novembro de 2015 às 16:04
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O Banco de Portugal fez novos alertas sobre indivíduos e entidades para que não sejam realizadas, com eles, quaisquer transacções de depósitos e créditos. O regulador lembra que há uma lista em que estão inscritas as empresas autorizadas a fazê-los.

 

"O Banco de Portugal adverte que Francisco Ribeiro Dias Prata, actuando, nomeadamente, através da designação 'F.Dias', não está na presente data, nem nunca esteve, habilitado a exercer em Portugal a actividade de concessão de crédito ou qualquer outra actividade financeira reservada às instituições sujeitas à supervisão do Banco de Portugal", assinala o comunicado emitido esta terça-feira, 24 de Novembro, pela instituição governada por Carlos Costa.

 

O Banco de Portugal adianta ainda que "nenhuma sociedade detida ou gerida pela pessoa acima indicada está habilitada a desenvolver actividade financeira reservada às instituições sujeitas à supervisão do Banco de Portugal". 

 

Na sexta-feira, 20, o regulador do sector financeiro tinha feito um alerta idêntico mas relativo à recepção de depósitos: "O Banco de Portugal adverte que Jorge Daniel Ribeiro Machado da Silva, actuando em seu próprio nome ou em nome do alegado 'Sportytrader Investment Fund', não está na presente data, nem nunca esteve, habilitado a exercer em Portugal a actividade de recepção de depósitos ou de outros fundos reembolsáveis (ou qualquer outra actividade financeira sujeita à supervisão do Banco de Portugal)".

 

Também aí foi feito o aviso de que "nenhuma sociedade detida ou gerida por Jorge Daniel Ribeiro Machado da Silva está habilitada a desenvolver qualquer actividade financeira reservada às instituições sujeitas à supervisão do Banco de Portugal".

 

Tanto a actividade de concessão de crédito como a de recepção de depósitos só podem ser operadas por "entidades habilitadas". A lista das entidades autorizadas encontra-se no site do Banco de Portugal.

 

Com alguma periodicidade, o regulador do sector financeiro costuma fazer alertas deste tipo, de forma a evitar a continuação de práticas por entidades não autorizadas. Também o regulador do mercado de capitais faz os mesmos avisos quando em causa está a prática de operações de intermediação financeira (investimentos em produtos financeiros) por quem não está autorizado. Ainda na semana passada, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários alertou para a falta de autorização da Cifradefinitiva e Profit Point.

Ver comentários
Saber mais Banco de Portugal Francisco Ribeiro Dias Prata Sportytrader Investment Fund Carlos Costa
Outras Notícias