Notícia
Banco de Portugal: Sérgio Monteiro tem salário "igual" ao do CaixaBI
O Banco de Portugal esclareceu que Sérgio Monteiro recebe "uma remuneração igual" à que tinha no CaixaBI. A entidade liderada por Carlos Costa justifica a contratação com a "complexidade e desafios" da venda do Novo Banco.
- Assine já 1€/1 mês
- 54
- ...
"O contrato de prestação de serviços com o Fundo de Resolução, que terá a duração de doze meses, prevê que o Dr. Sérgio Monteiro tenha direito a uma remuneração igual à que auferia na Caixa – Banco de Investimento, SA antes de desempenhar as funções de Secretário de Estado das Infra-estruturas, Transportes e Comunicações."
Foi este o esclarecimento feito pelo Banco de Portugal em comunicado enviado às redacções esta sexta-feira, 27 de Novembro, depois de o Público ter noticiado que o responsável contratado pelo Fundo de Resolução para vender o Novo Banco recebe um salário bruto de 30 mil euros por mês.
O banco central recorda ainda que Sérgio Monteiro "mantém o vínculo à sua entidade laboral, o Caixa – Banco de Investimento, SA, integrante do Grupo Caixa Geral de Depósitos", sugerindo que foi esta a razão por trás do pagamento de um salário mensal de 30 mil euros brutos, no âmbito do contrato celebrado com o Fundo de Resolução.
A entidade liderada por Carlos Costa justifica a contratação de Sérgio Monteiro com a "complexidade" e os "desafios associados ao processo da venda do Novo Banco". Circunstâncias que, para o Banco de Portugal, tornaram "necessário encontrar um responsável de reconhecido mérito e elevada experiência em operações desta natureza".
O antigo secretário de Estado do Governo de Pedro Passos Coelho foi encarregado de "assegurar a coordenação e gestão de toda a operação [de alienação do banco de transição], incluindo o acompanhamento do programa de transformação a implementar pelo Novo Banco, que é condição essencial para a sua venda", sublinha o comunicado do Banco de Portugal.