Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Banco de Portugal vai voltar aos bancos para inspeccionar recuperação de créditos

O Banco de Portugal vai voltar aos bancos para inspeccionar os procedimentos usados na recuperação de créditos, num processo que tem de estar fechado em Outubro, segundo os documentos da sétima avaliação da 'troika' hoje conhecidos.

Negócios 26 de Junho de 2013 às 18:28
  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...

De acordo com a informação que consta dos documentos da sétima avaliação ao programa de ajustamento, o supervisor bancário vai lançar uma inspecção "à capacidade operacional da área de reestruturação de créditos e recuperação de activos", o qual deverá ser finalizado em Outubro de 2013.   

 

Actualmente, durante o mês de Junho, o Banco de Portugal está a levar a cabo inspecções à carteira de crédito dos bancos. Segundo fontes do sector bancário, as equipas de inspecção estão a trabalhar em cada banco desde o início do mês e devem terminar o trabalho no terreno ainda esta semana.

 

Estas inspecções do supervisor bancário dirigem-se ao conjunto das carteiras de crédito dos bancos e têm como um dos objectivos principais verificar se estes estão a registar de forma adequada as perdas que estejam a ter com os empréstimos que concederam. No final, tal como aconteceu nos anos anteriores, o BdP poderá obrigar os bancos a reforçarem imparidades para fazer face a perdas com crédito malparado.

 

Nos últimos anos, o Banco de Portugal tem vindo a fazer várias inspecções às carteiras de crédito dos oito maiores bancos a operar em Portugal: Caixa Geral de Depósitos, BCP, BES, BPI, Santander Totta, Montepio, Banif e Crédito Agrícola. Os sectores da construção e do imobiliário, onde se registam níveis elevados de crédito malparado, têm recebido especial intenção do supervisor liderado por Carlos Costa.

Ver comentários
Outras Notícias