Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Banco Dexia deve apresentar amanhã plano de reestruturação

A instituição franco-belga que recebeu ajuda estatal em 2008 comprometeu-se com a Comissão Europeia a reorganizar-se e a vender alguns activos.

  • Partilhar artigo
  • ...
O banco Dexia deverá apresentar amanhã um novo plano de reestruturação à Comissão Europeia, de acordo com o próprio comissário comunitário para a Concorrência, Joaquín Almunia.

“[O Dexia] anunciou que, provavelmente, vai apresentar amanhã um novo plano de reestruturação devido a novas circunstâncias”, afirmou Almunia, que tinha já enviado cartas aos responsáveis do Luxemburgo, Bélgica e França para um mais célere processo de reorganização da entidade, segundo notícias avançadas na sexta-feira pelos jornais franceses e belgas na sexta-feira.

Aliás, no último dia da semana passada, as acções em Bolsa da instituição foram suspensas, depois de vários media apontarem para uma antecipação das vendas de activos por parte do Dexia, alienações essas que tinham sido anteriormente acordadas com a Comissão Europeia.

O grupo financeiro franco-belga, que recebeu ajuda dos governos belga e francês em 2008, deverá registar uma perda de 3,6 mil milhões de euros, de forma a envolver-se nesse processo de alienação e também para se desfazer dos títulos norte-americanos de baixa qualidade que possui na sua carteira.

“O Dexia vai fornecer à Comissão Europeia todos as medidas detalhadas nos próximos dias, de forma a reiniciar a negociação, que terá em consideração o impacto positivo sobre a ajuda estatal”, declarou hoje a companhia, através de uma porta-voz, citada pela Bloomberg.

Ver comentários
Saber mais Dexia Bélgica Comissão Europeia França
Outras Notícias