Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Banco polaco do BCP espera repetir lucros do segundo trimestre ao longo do ano

A operação polaca do BCP prevê registar no terceiro e quarto trimestre deste ano resultados idênticos aos do segundo trimestre. O Bank Millennium teve lucros de 39,1 milhões de euros no segundo trimestre, o melhor resultado de sempre, sem contar com 2005.

1439 – BCP – O banco liderado por Nuno Amado passou de 1.250 para a posição 1.439 no “ranking” da Forbes. Continua, no entanto, a ser o maior banco cotado português, de acordo com a publicação norte-americana.
Reuters
André Cabrita-Mendes andremendes@negocios.pt 28 de Julho de 2014 às 12:31
  • Assine já 1€/1 mês
  • 6
  • ...

O Bank Millennium está confiante no seu desempenho para as próximos dois trimestres deste ano. Após registar um lucro de 77 milhões de euros no primeiro semestre, mais 26% face a igual período do ano passado, a unidade polaca do BCP espera repetir o resultado na segunda metade de 2014.

 

"Esperamos que nos próximos trimestres deste ano os nossos resultados estejam a um nível semelhante ao do segundo trimestre ou ligeiramente acima desse nível", disse o presidente executivo do Bank Millennium, João Brás Jorge, esta segunda-feira, 28 de Julho, em conferência de imprensa em Varsóvia, citado pela agência polaca Polska.

 

Recorde-se que a instituição teve lucros de 39 milhões de euros no segundo trimestre deste ano, o que foi o melhor resultado de sempre, se não for tido em conta o ano de 2005.

 

Conforme referiu o responsável, o banco polaco está "preparado para absorver o impacto" de possíveis cortes de taxas de juro pelo banco central da Polónia durante o segundo semestre, de acordo com a Bloomberg. Actualmente, o banco central do país empresta dinheiro aos bancos cobrando uma taxa de juro de 2,5%.

 

João Brás Jorge sublinhou que a instituição também está preparada para uma redução das taxas interbancárias e para a introdução de novas regras na venda de seguros através das agências bancárias.

 

Apesar do bom resultado alcançado no segundo semestre, os analistas tinham previsto que este seria mais elevado, na ordem dos 39,8 milhões de euros.

 

O crescimento económico da Polónia está a provocar um aumento da procura de crédito bancário no país, beneficiando assim o Bank Millennium. Segundo as últimas estimativas do Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia polaca deverá crescer 3,1% este ano e 3,3% no próximo.

O banco está a valorizar 1,10% na bolsa de Varsóvia para 8,29 zlotys. No espaço de um ano, as acções do banco subiram 39,3%.

Ver comentários
Saber mais Bank Millennium resultados BCP banca
Outras Notícias