Banca & Finanças Bancos antecipam “ligeiro” aumento da procura de crédito ao consumo no quarto trimestre

Bancos antecipam “ligeiro” aumento da procura de crédito ao consumo no quarto trimestre

O terceiro trimestre foi marcado por um aumento da procura de crédito para a compra de casa. Para os últimos três meses do ano, os bancos preveem um aumento da procura no crédito ao consumo.
Bancos antecipam “ligeiro” aumento da procura de crédito ao consumo no quarto trimestre
Miguel Baltazar/Negócios
Sara Antunes 22 de outubro de 2019 às 12:46

O terceiro trimestre do ano foi marcado por poucas oscilações na oferta e na procura de crédito, seja no segmento de empresas seja entre os particulares, de acordo com o inquérito aos bancos sobre o mercado de crédito.

Ainda assim, no caso das famílias a "procura de crédito aumentou ligeiramente" para a compra de casa, uma evolução para a qual terá "contribuído o nível geral das taxas de juro", salienta o Banco de Portugal.

 

Para o quarto trimestre, os bancos não antecipam "alterações relevantes na procura de empréstimos" para a compra de casa, ainda que prevejam "um ligeiro aumento na procura de crédito para consumo e outros fins".

 

As instituições que participam no inquérito revelam ainda que "as pressões da concorrência" contribuíram para "tornar os spreads ligeiramente menos restritivos nos empréstimos de risco médio concedidos a empresas."




pub

Marketing Automation certified by E-GOI