Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Bancos portugueses devolveram ao BCE mais de 15 mil milhões num ano

Os bancos portugueses continuam a diminuir a sua dependência do BCE. No total têm 35,8 mil milhões de euros de empréstimos junto da autoridade monetária, o que corresponde ao valor mais baixo desde Maio de 2010.

Pedro Catarino/Correio da Manhã
Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 09 de Setembro de 2014 às 12:23
  • Assine já 1€/1 mês
  • 12
  • ...

Os bancos portugueses tinham, no final de Agosto, 35,8 mil milhões de euros de empréstimos junto do Banco Central Europeu (BCE). Este valor corresponde a uma redução de 5,4% face a Julho e de 30,5% face a Agosto, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira, 9 de Setembro, pelo Banco de Portugal.

 

A banca tem conseguido reduzir a sua dependência do BCE ao longo do último ano. Comparando com o total de financiamento obtido em Agosto de 2013, a banca já devolveu 15,76 mil milhões de euros ao banco central. 

 

Os 35,8 mil milhões de euros de saldo dos empréstimos concedidos pelo BCE à banca nacional representam o valor mais baixo desde Maio de 2010, mês marcado pelo pedido de resgate por parte da Grécia.

 

Na altura, o valor total do financiamento da banca junto do banco central mais do que duplicou de um mês para o outro. Em Abril de 2010, o montante era de 17,7 mil milhões de euros. Em Maio passou para 35,7 mil milhões.

 

Naquela altura os receios em torno dos países periféricos aumentaram, tendo a banca desses países tido maiores dificuldades em aceder ao mercado de crédito. O que fez com que recorressem ao banco central. O pico da dependência do BCE foi atingido em Junho de 2012, mês em que o total dos empréstimos contratados pelos bancos junto da autoridade superou os 60 mil milhões de euros. 

 

(Notícia actualizada às 12h43 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais BCE Banco de Portugal banca empréstimos financiamento
Outras Notícias