Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Banesto baixa lucros em 73% após provisão extraordinária de 400 milhões

O Banesto provisionou a maioria dos seus lucros de 2011, com vista a prevenir novas exigências do Governo. O banco espanhol lucrou 125,4 milhões de euros, menos 73% do que no período homólogo.

Ana Torres Pereira atp@negocios.pt 12 de Janeiro de 2012 às 10:49
  • Partilhar artigo
  • ...
O banco reconheceu, em comunicado enviado à CNMV, que o ano que findou tinha “sido complicado”, uma vez que “a debilidade económica foi constante e na segunda metade do ano houve ainda mais incertezas”.

O nível de crédito mal parado nas contas do Banesto foi de 4,94%, quase um ponto acima do valor que se registava no final do ano anterior, ainda que abaixo da média do sector. No total ascendem a 3.944 milhões de euros, com uma cobertura com provisões de 52,7%, abaixo dos 53,9% de um ano antes.

O Banesto fez uma “provisão especial e voluntária” de 400 milhões de euros brutos, sensivelmente 280 milhões de euros líquidos, também para se prevenir de qualquer alteração no mercado imobiliário. Esta dotação “tem um carácter extraordinário” e realiza-se tendo em conta os “critérios de prudência e antecipação”, acrescentou a mesma fonte.

Esta provisão fez com que os lucros caíssem mais de 70%. Caso não houvesse esse efeito, o banco havia registado lucros de 405 milhões de euros, menos 12% do que o registado no período homólogo.

O resultado de 2011 do Banesto também repercute mais valias de 116 milhões de euros, devido à venda de participadas. O Banesto alcançou um rácio de capital (coreTier1) de 9%, o mínimo imposto pela Autoridade Bancária Europeia (EBA) a partir de Junho.

A margem financeira atingiu os 1.454,9 milhões de euros, menos 12,4% do que o registado no ano anterior.

O Banesto diz ter activos disponíveis para enfrentar “comodamente” os vencimentos de financiamento em 2012, que ascendem a 5.200 milhões de euros, sem ter que realizar novas emissões de dívida.

Ver comentários
Saber mais Banesto
Outras Notícias