Banca & Finanças Banif confirma “processo formal” para encontrar novo investidor estratégico

Banif confirma “processo formal” para encontrar novo investidor estratégico

O Banif tem em curso “um processo formal e estruturado tendente à selecção de um investidor estratégico”, avança o banco em comunicado, confirmando que a venda da posição do Estado está em marcha, como o Negócios avançou.
A carregar o vídeo ...
Maria João Gago 11 de dezembro de 2015 às 13:42

"O Banif está envolvido num processo formal e estruturado tendente à selecção de um investidor estratégico", revela oficialmente o banco liderado por Jorge Tomé em comunicado enviado à CMVM. A instituição confirma, assim, a informação avançada esta sexta-feira pelo Negócios de que está em marcha a operação de venda da posição do Estado na instituição.

 

Em causa, como o Negócios noticia, está a alienação dos 60,53% que o Tesouro tem no Banif. Os potenciais interessados já estão, neste momento, a ter acesso a informação financeira detalhada sobre o banco e a apresentações temáticas com a equipa de gestão.

 

Em breve, os potenciais candidatos serão chamados a apresentar ofertas únicas vinculativas. Como o Negócios adianta, já há um calendário definido para a entrega das propostas, mas não foi possível apurar qual a data em causa.

 

No comunicado, o Banif revela ainda que "tem em curso um processo de venda estruturada de activos ‘real estate’ [imobiliários] e ‘non performing loans’ [crédito malparado], integrado no seu plano de reestruturação". E apesar deste documento ainda não ter sido aprovado por Bruxelas, a administração do banco "continua a implementar as medidas de reorganização societária e de reestruturação operacional previstas no plano de reestruturação apresentado às autoridades nacionais e comunitárias".

 

O processo de venda da posição do Estado foi lançado para responder ao facto de a Direcção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia (DGComp) ter aberto um "ao procedimento formal de investigação actualmente em curso, em que é parte o Estado Português na sequência do investimento público realizado no Banif". Neste momento, garante o comunicado, o banco "não tem conhecimento de qualquer decisão da DGComp" sobre este processo.



pub

Marketing Automation certified by E-GOI