Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Barclays chega a acordo em caso de alegada manipulação da Libor e evita julgamento

O Barclays conseguiu alcançar um acordo num caso de alegada manipulação da Libor antes do início do julgamento. Com este acordo, elementos de topo da administração do banco não vão ter de testemunhar.

Bloomberg
Ana Laranjeiro alaranjeiro@negocios.pt 08 de Abril de 2014 às 09:56
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

O Barclays alcançou o primeiro acordo num processo de alegada manipulação da Libor, no Reino Unido, escreve a imprensa internacional. Este acordo foi alcançado algumas semanas antes do julgamento ter início e evita que elementos de topo da administração do banco tenham de testemunhar. Entre esses elementos poderia estar Bob Diamond, ex-CEO do Barclays.

 

Segundo escreve a “BBC”, o banco estava acusado de venda abusiva de produtos financeiros associados à Libor – a taxa de juro que o banco tentou alegadamente manipular. O Barclays vendeu à Graiseley – empresa que detém a Guardian Care Homes – um swap de taxa de juro indexada à Libor. A empresa defendia que o negócio devia ser considerado como inválido dado que, alegou, os traders do banco britânico tentaram manipular a taxa de juro.

 

Assim, para evitarem julgamento, o Barclays e a Graiseley alcançaram um acordo ontem, dia 7 de Abril, que prevê que a dívida da empresa detida pelo banco - 70 milhões de libras, ou seja, cerca de 85 milhões de euros – seja reestruturada.

 

Um porta-voz do banco, citado pela BBC, afirma que “de forma a apoiar viabilidade existente do negócio da Graiseley, as partes acordaram a uma reestruturação comercial da dívida” da empresa.

 

O “The Guardian” escreve que o caso está a ser acompanhado de perto pelo sector financeiro e que há instituições que estão já a indemnizar clientes a quem venderam de forma abusiva swaps de taxa de juro.

 

O Barclays tem alegado que os swaps comprados em 2007 e 2008 tiveram um impacto de milhões de libras na sequência da queda das taxas de juro devido à crise financeira de 2008.

 

Bancos como o Barclays, UBS e Royal Bank of Scotland Group, entre outros, foram multados, no total, em cerca de seis mil milhões de dólares – mais de quatro mil milhões de euros – por manipulação da Libor.

Ver comentários
Saber mais Barclays Libor Reino Unido Bob Diamond Graiseley Guardian Care Homes
Mais lidas
Outras Notícias