Notícia
Barclays no topo das queixas dos portugueses, mas BIC supera na habitação
Banco britânico voltou a ser no ano passado a instituição financeira com mais reclamações por parte dos clientes bancários.
- Partilhar artigo
- 11
- ...
O Barclays continua a ser a instituição financeira em Portugal mais visada pelas reclamações dos clientes bancários no País. O banco britânico foi o que recebeu mais queixas nas contas de depósito e no crédito ao consumo, segundo o Banco de Portugal. Já na habitação cedeu a “liderança” ao angolano BIC.
Tal como já vem sendo hábito, o Barclays volta a aparecer no topo da lista dos bancos com mais reclamações em Portugal, no ano passado. Ainda assim, e ao contrário do que aconteceu em 2012, a instituição deixa de ser a mais visada nas queixas relativas ao crédito à habitação, segundo o Relatório de Supervisão Comportamental 2013, divulgado pelo Banco de Portugal.
De acordo com o regulador, no crédito ao consumo o banco recebeu 2,91 reclamações por cada mil contratos, superando as 2,59 do FCE Bank e 1,83 do Banque PSA Finance. A média neste segmento é de 0,48 reclamações.
O Barclays lidera também nas queixas relacionadas com as contas de depósitos, com 1,21 reclamações por cada mil contas. Seguem-se o Activobank e o Deutsche Bank, com 0,59 e 0,52 queixas, respectivamente. Em média, em cada mil contas, houve 0,21 reclamações durante o último ano.
A grande novidade surge no segmento do crédito à habitação, onde o BIC aparece como a instituição com mais reclamações dos portugueses. Este é o sector com mais reclamações, com o BIC a liderar o “ranking”. Em cada mil contratos, o banco recebeu 3,45 queixas, seguindo-se o Barclays e o Santander Totta, com 2,87 e 2,11 reclamações, respectivamente.