Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Barclays sofre multa recorde devido a aconselhamento falhado em fundo de alto risco

Penalização chega aos 9 milhões de euros e compensações que a instituição terá de pagar passam os 70 milhões.

Negócios negocios@negocios.pt 18 de Janeiro de 2011 às 16:31
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
O Barclays foi multado pela Autoridade de Serviços Financeiros, numa penalização nunca antes vista no que diz respeito a falhas na banca de retalho.

O valor é de 7,7 milhões de libras (9,2 milhões de euros) por erros no aconselhamento sobre um investimento que consistia na venda de fundos de alto risco.

No entanto, o banco pode ter de pagar compensações de, aproximadamente, 60 milhões de libras (71,5 milhões de euros), já que os dois fundos foram vendidos a mais de 12 mil pessoas, num investimento que totalizou os 692 milhões de libras. A instituição já procedeu ao pagamento de cerca de 17 milhões de libras de indemnizações.

Para o órgão regulador, os erros do banco devem-se ao facto de não ter assegurado que o negócio se adequava aos clientes, e de não ter formado os seus trabalhadores para explicarem os riscos associados aos fundos. Além disso, o Barclays teve noção das debilidades da venda atempadamente, mas não teve uma “acção apropriada”.

A directora da autoridade responsável pelos crimes financeiros, Margaret Cole, refere que, “quando recomendam produtos de investimento, as empresas devem ter em conta as circunstâncias financeiras dos clientes, a sua atitude perante o risco e o que esperam atingir com o investimento”. Aspectos que o Barclays não analisou, defende a directora, até porque, afirma, muitos dos investidores estavam a investir as suas poupanças de reforma.
Ver comentários
Saber mais crime banco Barclays multa
Outras Notícias