Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BCE anuncia nova ajuda aos bancos (act.)

O BCE anunciou hoje um novo empréstimo aos bancos europeus com um prazo de seis meses, uma medida que visa aliviar as instituições financeiras das pressões que resultam do agravar das condições financeiras na Zona Euro.

Rui Peres Jorge rpjorge@negocios.pt 04 de Agosto de 2011 às 14:06
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
Os últimos dias têm sido marcados por um regresso da desconfiança entre os bancos europeus, que por isso voltaram a depositar mais dinheiro que o normal no BCE em vez de emprestarem uns aos outros.

Para aliviar estes problemas de financiamento dentro do sistema, o BCE anunciou que irá utilizará o seu instrumento de refinanciamento de longo prazo (LTRO), através do qual emprestará na próxima semana dinheiro a seis meses aos bancos europeus. Trichet garanitu que não haverá qualquer limite ao empréstimo e anunciou que as taxa de juro cobrada será a que resultará da média das taxas exigidas nas operações semanais de refinanciamento durante os seis meses do empréstimo.

Numa nota informativa divulgada já após a conferência de imprensa, o BCE esclarece que operação será anunciada dia 9 de Agosto, o empréstimo ocorrerá dia 11, e a operação ficará fechada dia 12 de Agosto. Atingirá a maturidade dia 1 de Março de 2012.

Jean-Claude Trichet anunciou também que os três empréstimos LTRO a três meses a conceder ainda este ano (nos dias 26 de Outubro, 30 de Novembro e 21 de Dezembro) serão concedidos também sem limites aos montantes a emprestar e à taxa de juro resultará da média das taxas exigidas nas operações semanais de refinanciamento durante a vigência destas operações.

Finalmente, o Presidente do banco central anunicou que continuará a emprestar sem limites nas operações regulares semanais pelo menos até 17 de Janeiro de 2012. O mesmo se aplicando até ao final do ano às outras operações especiais de financiamento que ocasionalmente são decididas.

(Notícia actualizada às 15:16 com detalhes das operações de empréstimo aos bancos)
Ver comentários
Saber mais BCE Jean-Claude Trichet banca crédito Zona Euro
Outras Notícias