Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BCE critica testes de stress da autoridade bancária

O BCE voltou hoje a criticar os testes de stress que a autoridade bancária europeia (EBA) fez em Setembro.

Rui Peres Jorge rpjorge@negocios.pt 12 de Janeiro de 2012 às 16:26
  • Partilhar artigo
  • ...
O presidente do BCE afirmou que não fez sujeitar os bancos europeus a tal análise, sem que os governos tivessem dinheiro para os recapitalizar, e sem que o Fundo Europeu de Estabilização Financeira estivesse dotado da capacidade para garantir as recapitalizações.

"O exercício da EBA estava correcto em si mesmo", mas "a sequência de acontecimentos não foi a óptima", disse, admitindo implicitamente que a pressão que daí nasceu possa ter prejudicado a oferta de crédito à economia.

Ao contrário do que aconteceu nos EUA, a Europa não tinha mecanismos para resolver a falta de capitalização dos bancos, o que aumentou o stress financeiro, analisou. Por outro lado, frisou ainda que EBA calculou necessidades de capital com preços de dívida pública num momento de tensão extrema, o que não ajudou.

Ao forçar os bancos a registarem perdas significativas nos títulos de dívida da Espanha, Grécia, Itália, Portugal e Irlanda, a EBA incentivou os bancos a venderem estes títulos, criando ainda mais pressão em baixa sobre o seu preço. "O exercício da EBA teve um impacto pró-cíclico, e não há possibilidade que se venha a repetir um exercício assim", disse Draghi.
Ver comentários
Saber mais BCE banca testes de stress EBA
Outras Notícias