Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BCE mantém ajuda à banca e programa de compra de obrigações

Autoridade monetária manteve o programa de ajudas ao sistema financeiro e de compra de obrigações, numa altura em que a pressão sobre o BCE aumentava para que não retirasse as medidas de ajuda extraordinária.

Rui Peres Jorge rpjorge@negocios.pt 02 de Dezembro de 2010 às 14:44
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
O Presidente do BCE afirmou hoje que o programa de compra de obrigações de Estados nos mercados secundários "continua", mas não anunciou qualquer reforço do programa através do qual, até agora, comprou cerca de 67 mil milhões de euros de obrigações.

Quando o BCE iniciou o programa de compra de obrigações, em Maio, Jean-Claude Trichet avançou com um número indicativo de 60 mil milhões de euros para esta medida de ajuda.

Trichet afirmou hoje que este programa “é temporário”, embora tenha garantido que se mantém enquanto as condições nos mercados não regressem à normalidade.

A decisão de continuar o programa não foi unânime. Segundo Jean-Cluade Trichet a “maioria esmagadora” dos membros do Conselho de Governadores dos concordou com a decisão. No caso das continuação das ajudas à banca o a aprovação foi feita por unanimidade.

As compras de obrigações têm servido para baixar as taxas de juros das obrigações dos países do euro que estão a enfrentar maiores dificuldades, nomeadamente Irlanda, Portugal e Espanha.

BCE mantém ajudas à banca até Abril de 2011

O BCE anunciou hoje que irá manter as condições especiais de empréstimos à banca com taxa fixa e sem restrições de quantidade de empréstimo “até ser necessário e pelo menos” até dia 12 de Abril de 2011.

O anúncio aplica-se às operações de um, três e seis meses.

Esta representa uma inversão face ao discurso que vinha a ser feito nos últimos meses que apontavam para uma retirar gradual das ajudas.

Segue no entanto as expectativas para a reunião de hoje depois do agravar da crise da dívida na Europa nas últimas semanas e das declarações já deste semana do Presidente da instituição.

Ver comentários
Saber mais BCE Portugal obrigações banca
Mais lidas
Outras Notícias