Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BCP confirma “negociações exclusivas” com Piraeus para vender banco na Grécia

BCP diz que as negociações estão em curso, pelo que “nenhuma decisão foi ainda tomada por qualquer das partes”.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 06 de Fevereiro de 2013 às 16:54
  • Partilhar artigo
  • 6
  • ...

O Banco Comercial Português confirmou hoje que está em negociações exclusivas com o Piraeus Bank tendo em vista uma potencial alienação do Millennium Bank, o banco que controla na Grécia.

 

No comunicado à CMVM o banco liderado por Nuno Amado confirma assim a notícia avançada ontem pela imprensa grega, que tinha já dado conta que o Piraeus Bank estava em negociações com o BCP para comprar o Millennium Bank, numa operação que poderia reduzir as necessidades de recapitalização do Piraeus para 250 milhões de euros.

 

O BCP adverte contudo que “embora estas negociações estejam em curso, nenhuma decisão foi ainda tomada por qualquer das partes, pelo que nenhuma decisão de investimento deve ser tomada com base na perspectiva sobre o desfecho destas negociações”.

 

Este potencial negócio, que já tem vindo a ser antecipado há vários meses, foi bem recebido na bolsa. Ontem as acções ganharam mais de 7% e hoje fecharam a subir 0,94% para 0,107 euros.

 

Os analistas dos bancos de investimento portugueses também avaliam de forma positiva esta possível venda. O BPI calcula que esta operação, a confirmar-se, poderá ter um impacto positivo de 20% na avaliação do Banco Comercial Português, já que irá permitir ao banco libertar 550 milhões de euros em capital.

 

Os analistas realçam também que esta alienação eleva a probabilidade de o BCP conseguir reembolsar a ajuda estatal de 3 mil milhões de euros no prazo previsto e reduz o risco do banco, já que se descarta de um activo que já gerou resultados líquidos negativos acima de 100 milhões de euros. 

Ver comentários
Saber mais BCP Millennium Bank Grécia
Outras Notícias