Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BCP emite 1.000 milhões em obrigações hipotecárias

A operação de emissão de títulos com maturidade em 2022 (cinco anos) está a ser avançada pela Bloomberg.

Bruno Simão/Negócios
Paulo Zacarias Gomes paulozgomes@negocios.pt 23 de Maio de 2017 às 11:57
  • Assine já 1€/1 mês
  • 9
  • ...
O BCP foi esta terça-feira, 23 de Maio, aos mercados para se financiar em 1.000 milhões de euros em obrigações hipotecárias a cinco anos.

De acordo com a Bloomberg, que cita fonte próxima do processo, a emissão foi feita a uma taxa de 65 pontos base acima da "midswap" - avaliada em 0,2246%. Um valor que ficou abaixo dos guidance iniciais: apontava-se primeiro para um prémio de 75 pontos base sobre aquela taxa, um valor depois reduzido para 70 pontos.

A título de exemplo, os investidores exigem uma "yield" de 1,581% para trocarem entre si obrigações soberanas de Portugal com maturidade semelhante, de cinco anos. 

Estas obrigações do BCP vencem a 31 de Maio de 2022 e serão transaccionadas na bolsa irlandesa, estando associado um cupão anual fixo.

As obrigações hipotecárias são títulos de dívida que têm como garantia carteiras de crédito à habitação, que revertem para os detentores desses títulos caso exista algum incumprimento. E é um dos instrumentos que o Banco Central Europeu compra ao abrigo do programa alargado de compra de activos.

 

Este tipo de títulos tem menos risco que as obrigações sem garantias, o que se reflecte nos "ratings" e nos custos das emissões. Por exemplo, os títulos hipotecários que estão a ser emitidos pelo BCP têm "ratings" de grau de investimento. A Moody’s tem uma notação de A3 para estes títulos, a DBRS de A e a Fitch de BBB+, segundo a Bloomberg. 


A operação foi, de acordo com a Bloomberg, feita através do Millennium BCP, Mediobanca, Natixis, NatWest, SocGen e Unicredit. 

As acções do BCP valorizam 0,28% para 0,214 euros na praça de Lisboa.
Ver comentários
Saber mais Millennium BCP economia negócios e finanças macroeconomia serviços financeiros banca
Mais lidas
Outras Notícias