Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BCP deixa para mais tarde decisões sobre aumento de capital, troca de acções e desblindagem

A devolução da ajuda estatal só será analisada pelo regulador europeu após o Verão, admitiu Nuno Amado. Mas há muitos outros pontos que só serão resolvidos mais tarde.  

Bruno Simão
Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 29 de Julho de 2016 às 22:42

Aumento de capital; desblindagem dos estatutos; reverse stock split; alteração da lei de recuperação de empresas. Nuno Amado remeteu estes quatro temas para mais tarde ou para outras entidades.

Em relação ao aumento de capital, Nuno Amado afirmou que ainda não existe nenhuma decisão: "Tomaremos, no futuro, as decisões que tivermos de tomar". "Há si uma decisão de continuar a redução de activos ponderados pelo risco", continuou o CEO do BCP.  

Outro dos temas remetidos para o futuro foi o do "reverse stock split", a fusão de 75 acções numa só. O BCP espera alterações no Código de Valores Mobiliários para avançar com a operação, mas ainda não há novidades. "Tínhamos feito alguns ajustes de pormenor", explicou Nuno Amado, para adequação do regime a outros países europeus. "Falta legislar mas isso não nos compete a nós."

Sobre uma nova lei de recuperação de empresas, que Nuno Amado disse que iria facilitar a vida dos bancos na recuperação de créditos, não há novidades. O presidente executivo afirmou que as recomendações nesse sentido foram tratadas ao nível da Associação Portuguesa de Bancos (APB).  

Devolução da ajuda estatal em Setembro
 

O BCP já pediu autorização para devolver 250 milhões de euros nas obrigações convertíveis, os chamados CoCos. Contudo, ainda não houve resposta. Segundo disse Nuno Amado, dado o ambiente de turbulência na Europa, causado por exemplo com o Brexit, uma análise só deverá vir após o Verão.


Análise para pagar ajuda do Estado do BCP só deverá vir após o Verão
A carregar o vídeo ...
Análise para pagar ajuda do Estado do BCP só deverá vir após o Verão
Ver comentários
Saber mais Nuno Amado BCP APB serviços financeiros banca
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio