Notícia
BCP em mínimo histórico na despedida do Stoxx 600
Cada acção do banco vale 0,0163 euros no fecho da semana, depois de uma queda de 9,44% naquele que foi o maior recuo do índice PSI-20.
- 32
- ...
Os títulos do BCP encerraram esta sexta-feira no valor de fecho mais baixo de sempre, num dia marcado pela queda dos títulos do sector financeiro na Europa e na última sessão em que o banco liderado por Nuno Amado cota no índice Stoxx 600.
Cada acção do banco vale 0,0163 euros no fecho da semana, depois de uma queda de 9,44% naquele que foi o maior recuo do índice PSI-20.
Esta sexta-feira foi o último dia em que as acções cotaram no índice que agrega as 600 maiores empresas da Europa, uma saída que leva os fundos a refazerem as suas carteiras para fazer reflectir a revisão. As cotadas que saem sofrem impacto negativo e as que entram beneficiam de um efeito positivo.
Na sessão de hoje foram negociados 1,4 mil milhões de títulos do banco, o valor mais elevado desde 31 de Maio, e que compara com 353,6 milhões de acções transaccionadas em média diariamente nos últimos seis meses, quase quatro vezes mais.
O dia foi de resto negativo para a generalidade dos títulos da área financeira no Velho Continente. O índice que agrega as cotadas da banca do Stoxx 600 caiu 2,1%, perante o tombo de 8,47% do Deutsche Bank. O banco alemão foi notificado pelo Departamento de Justiça norte-americano para pagar uma multa de 12,4 mil milhões de euros, montante que não tencionará liquidar.
Em Lisboa, a destoar do BCP e das pares europeias esteve o BPI - fechou a somar 1,46% para 1,04 euros - a poucos dias da assembleia-geral que votará a desblindagem dos estatutos do banco, mantando-se a oferta pública de aquisição do CaixaBank de 1,113 euros por acção. Esta sexta-feira o Citigroup aconselhou os accionistas a venderem aos catalães.
O mínimo histórico marca o final da semana em que a administração do BCP aprovou a entrada dos chineses da Fosun no capital do banco, num entendimento que a instituição espera alcançar até ao fim do mês.
(Notícia actualizada às 17:16 com mais informação)