Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BCP necessita de 2,13 mil milhões e admite recorrer a apoio estatal

As necessidades de capital do BCP para cumprir os requisitos de capital da Autoridade Bancária Europeia ascendiam a 2,13 mil milhões de euros no final de Setembro, segundo os dados divulgados hoje. Entretanto, o banco já reforçou os fundos próprios em 405 milhões. Mas admite recorrer à linha de apoio do Estado.

Maria João Gago mjgago@negocios.pt 08 de Dezembro de 2011 às 17:46
  • Partilhar artigo
  • 15
  • ...
A exposição à dívida pública europeia e o cumprimento dos restantes requisitos da EBA faziam com que o BCP tivesse, no final de Setembro, necessidades de capital de 2,13 mil milhões de euros para atingir um nível de solvabilidade mais exigente (“core tier one”) de 9%, segundo as regras do supervisor europeu, até ao final de Junho de 2012.

No entanto, como sublinha a instituição em comunicado, foi concluída a 13 de Outubro uma operação de troca de dívida que reforçou os fundos próprios em 405 milhões de euros, pelo que as necessidades reais do banco são de 1,73 mil milhões, das quais 1,17 mil milhões correspondem ao registo do perdão de 50% da dívida pública e à contabilização da restante dívida europeia a preços de mercado.

Para fazer face a estas necessidades, o BCP “continuará a desenvolver as iniciativas já programadas (…), nomeadamente a redução de activos (“deleveraging”) e reestruturação do portfólio internacional, bem como estudará outras oportunidades disponíveis, nomeadamente através de todos os instrumentos elegíveis para ‘core tier one’, incluindo a linha de recapitalização, disponível para os bancos portugueses”, refere a instituição em comunicado.
Ver comentários
Outras Notícias