Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BCP pode encaixar mais de mil milhões de euros com venda de operação na Polónia

O Banco Comercial Português pode realizar encaixe superior a mil milhões de euros com a venda da participação que detém no Bank Millennium.

Ana Luísa Marques anamarques@negocios.pt 14 de Julho de 2010 às 09:17
  • Partilhar artigo
  • ...
Segundo os cálculos do BPI esta venda pode ainda ter um impacto de 120 pontos base no rácio de capital do banco, tendo em conta um prémio de venda de 15% (percentagem que o banco de investimento considera conservadora).

Tendo, assim, em conta o valor de mercado dos 65,5% que o BCP detém no Bank Millennium (910 milhões de euros), o banco português pode realizar um encaixe entre 1.034 milhões e 1.047 milhões de euros com a venda desta participação.

Os cálculos do Espírito Santo Equity Research apontam para um encaixe semelhante ao indicado pelo BPI, de 1,1 mil milhões de euros e um ganho de capital de 490 milhões de euros.


A possibilidade do BCP vender os 65,5% que detém no Bank Millennium ao italiano Unicredit foi avançada hoje pelo diário polaco "Puls Biznesu". Esta notícia foi bem recebida pelos títulos do Bank Millennium, que estão nesta altura a subir 2,8% para os 4,79 zlotys, o nível "intraday" mais elevado desde 18 de Maio passado.

Para o BPI, este negócio "vai na direcção oposta à posição da administração do BCP relativamente à venda de activos". "Acreditamos que a unidade polaca, tal como a angolana e moçambicana, são vistas como estratégicas e não fazem parte dos planos de venda do banco", escrevem os analistas Carlos Peixoto e Maria López.
Ver comentários
Outras Notícias