Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Berardo satisfeito com decisão de levar administradores do BCP a tribunal

Joe Berardo, em declarações ao Negócios, mostrou-se satisfeito com a decisão de levar os administradores do BCP a tribunal por manipulação de mercado de falsificação de documentos.

Ana Torres Pereira atp@negocios.pt 27 de Julho de 2010 às 16:50
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
O comendador desvalorizou o facto de nenhum dos administradores não serem acusados por crime de burla qualificada, dizendo que o importante “é que os accionistas sejam recompensados”.

“Queremos ver provado que os administradores ganharam dinheiro com manipulação de mercado”, adiantou Joe Berardo.

O accionista do BCP recordou que este ainda é o inicio de todo um processo, “este é um bom principio para os accionistas”.

Este processo teve origem numa queixa apresentada, em Dezembro de 2007, por Joe Berardo. Em causa está a alegada utilização de 17 offshores sedeadas nas ilhas Caimão que terão sido utilizadas para comprar e vender acções do BCP, acima dos limites de acções próprias definidas por lei, condicionando a cotação do títulos.

Com a queda dos mercados, estas operações originaram um prejuízo de 600 milhões de euros para o BCP, montante este que foi alegadamente escondido às autoridades reguladoras. Face à alegada falsificação de contas, estes administradores receberam indevidamente 24 milhões de euros de prémios pelo seu desempenho.

Ver comentários
Outras Notícias