Notícia
BES, BCP e EDP são as marcas mais valiosas do PSI-20
O Continente vale mais do que o Pingo Doce na lista da Interbrand sobre as 10 marcas mais importantes do índice bolsista português.
- Assine já 1€/1 mês
- ...

Segundo o “Top 10 Brands Portugal 2011”, o BES tem um valor financeiro de marca de 951 milhões de euros, acima dos 873 milhões de euros atingidos pelo BCP. Em comunicado, o BES considera que a marca liderada por Ricardo Salgado (na foto) destaca-se pelo facto de os seus valores centrais serem “a permanência, solidez e ‘portugalidade’”.
A EDP consegue 734 milhões de euros, com uma diferença muito ligeira em relação à quarta classificada, a TMN, empresa de rede móvel da Portugal Telecom, cujo valor de marca é de 726 milhões de euros. Em quinto lugar destaca-se a Galp Energia, com 647 milhões de euros.
O Continente e o Pingo Doce ocupam as 6ª e 7ª posições, respectivamente. A marca da Sonae consegue 455 milhões de euros, 55 milhões acima do resultado da marca da retalhista Jerónimo Martins. O Modelo, igualmente da Sonae, não está presente no “ranking” devido à recente decisão de unir este negócio sob a marca Continente.
Em 9º lugar está a Brisa, com 350 milhões de euros, mais do dobro do que a última classificada da lista, a Zon Multimédia, que conta com um valor de marca de 135 milhões de euros. A principal rival da empresa, a Meo, que pertence à PT, não é distinguida porque a Interbrand considera não haver “informação financeira suficiente no relatório e contas de 2010”.
A consultora Interbrand costuma avaliar o valor das marcas e, todos os anos, publica as “Best Global Brands” do mundo na “Business Week”. No sábado passado, a empresa decidiu lançar o “Top 10 Brands Portugal 2011”, que se centra nas marcas mais valiosas das empresas cotadas no PSI-20.