Banca & Finanças Bloco não vê motivo para comissão de inquérito à Caixa

Bloco não vê motivo para comissão de inquérito à Caixa

O Bloco de Esquerda não vê razões para se avançar no Parlamento com uma comissão de inquérito à Caixa e espera por decisões sobre o banco público, nomeadamente sobre o valor da recapitalização, para se pronunciar sobre as necessidades.
Bloco não vê motivo para comissão de inquérito à Caixa
Miguel Baltazar
Alexandra Machado 07 de junho de 2016 às 12:33

"Não vejo razões ou factos que motivem uma comissão de inquérito sobre a Caixa." As declarações foram feitas por Mariana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda, à TSF.

Não recusando que possam ter havido negócios na Caixa mal feitos, Mariana Mortágua diz, no entanto, que a necessidade de recapitalização na Caixa - o maior banco do país - tem subjacente as consequências da crise económica, com desvalorização de activos e com a nova forma de contabilização de activos.

Mariana Mortágua diz, no entanto, que é preciso saber e aguardar antes de se tirar conclusões ou criar uma situação de instabilidade que a Caixa não precisa - "se temos cuidados com os privados, também convém ter com banco público".

Diz não estar a tecer críticas sobre a falta de informação e as notícias que têm sido avançadas, mas Mariana Mortágua diz que é "um apelo" para que se deixe discutir as coisas no seu tempo. É preciso, diz, serenidade. E por isso o Bloco de Esquerda aguardará por decisões para tomar posições oficiais.

Ainda assim, Mariana Mortágua vai dizendo que o Bloco sempre criticou a disparidade de salários entre gestores e trabalhadores, e até entre gestores privados e públicos, que dificulta o recrutamento no sector público e inflaciona a desigualdade, tornando difícil "contornar e equiparar os salários".




pub

Marketing Automation certified by E-GOI