Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BPI diz cumprir novos rácios mínimos exigidos pelo BCE para 2020

O banco liderado por Pablo Forero recebeu a decisão do Banco Central Europeu sobre os requisitos mínimos prudenciais que deverão ser respeitados a partir de 1 de janeiro de 2020.

Lusa
Negócios 09 de Dezembro de 2019 às 21:17
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
O BPI referiu esta segunda-feira que cumpre os novos rácios mínimos exigidos em matéria de CET1 (Common Equity Tier 1), Tier 1 e rácio total para 2020. 

O banco liderado por Pablo Forero sublinha, em comunicado publicado junto da CMVM, que recebeu "a decisão do Banco Central Europeu (BCE) sobre os requisitos mínimos prudenciais que deverão ser respeitados a partir de 1 de janeiro de 2020, decisão que se baseia nos resultados do Supervisory Review and Evaluation Process (SREP)".

Além disso, o Banco de Portugal divulgou, através de comunicado de 29 de novembro de 2019, "a reserva de fundos próprios que é exigida ao banco BPI na qualidade de 'outra instituição de importância sistémica'", diz o documento.

Assim, "o requisito de Pilar 2 para o banco BPI em 2020 é de 2%, mantendo-se inalterado face a 2019".

O BPI salienta que "tendo em conta os rácios observados em 30 de setembro de 2019, (...) cumpre os novos rácios mínimos exigidos em matéria de CET1 (Common Equity Tier 1), Tier 1 e rácio total".

Estes requisitos implicam que o patamar mínimo de CET1 a partir do qual o Banco BPI teria restrições, em 2020, às distribuições - na forma de dividendos, remuneração variável ou de pagamentos relativos a instrumentos de fundos próprios Additional Tier 1, habitualmente designado como nível de ativação do montante máximo distribuível (MDA trigger) - é de 9,38%, ao qual devem acrescer, em cada momento, os défices potenciais de capital da categoria Additional Tier 1 ou Tier 2 face aos níveis mínimos de Pilar 1 de 1,5% e 2%, respetivamente.

"Tendo em conta os níveis atuais de capital do banco BPI em base consolidada, estes requisitos não implicam nenhuma restrição às distribuições referidas anteriormente", diz o BPI no comunicado.
Ver comentários
Saber mais CET1 Banco BPI BCE Common Equity Tier Additional Tier banca
Outras Notícias