Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Bruxelas aguarda que Espanha accione pedido de ajuda para o Bankia

Bruxelas ainda não recebeu qualquer pedido de ajuda financeira por parte de Espanha, apesar de Madrid já ter dito que espera receber esse apoio "o quanto antes".

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 08 de Agosto de 2012 às 17:11
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
A primeira injecção de liquidez que Espanha deverá receber só poderá ser enviada quando Espanha o pedir. E isso ainda não aconteceu, garantiu um porta-voz da Comissão Europeia, citado pelo "El País".

O jornal adianta que fontes comunitárias dizem que assim que chegar o pedido "justificado e quantificado" do Banco de Espanha, o processo poderá demorar "dias ou, quanto muito, uma ou duas semanas".

Já fontes oficiais do Ministério da Economia asseguram que as negociações estão avançadas e que só falta entregar o pedido. O que deverá acontecer "nos próximos dias".

"Os 30 mil milhões já estão depositados no FEEF [Fundo Europeu de Estabilidade Financeira] à disposição de Espanha. Durante estes dias, levámos a cabo as negociações com Bruxelas, que estão muito avançadas, e só falta o pedido formal, que faremos o quanto antes", afirmaram ao "El País" fontes do Ministério liderado por Luis de Guindos.

Na terça-feira, foi noticiado que Espanha estaria a negociar em "contra-relógio" com Bruxelas para que fossem desbloqueados 30 mil milhões dos 100 mil milhões acordados para ajudar a recapitalizar a banca espanhola. Em causa estão necessidades financeiras das cajas que foram nacionalizadas, revelava o "Cinco Días".

Bankia, Novagalicia, CataunyaCaixa e Banco de Valencia deverão receber até ao final deste mês até 30 mil milhões de euros, segundo o mesmo jornal. Este é o valor que estará a ser negociado pelo Ministério da Economia para que estas cajas consigam sobreviver ao Verão. Isto porque a margem financeira destas instituições acaba na segunda quinzena de Setembro, acrescenta.

Fonte oficial do Ministério disse, na terça-feira, ao "Cinco Días" que se está a "trabalhar para que chegue o dinheiro o quanto antes. É previsível, mas não certo, que a injecção de capital ocorra em Agosto".

As previsões apontam para que o Bankia (segundo cálculos feitos há meses) necessite de um total de 19 mil milhões de euros, no processo de recapitalização. O Novagalicia deverá precisar de seis mil milhões, o Catalunya Caixa de cinco mil milhões e o Banco de Valencia de 1,6 mil milhões de euros.

Espanha chegou a acordo com os seus parceiros europeus para receber 100 mil milhões de euros para ajudar a recapitalizar a banca espanhola. E a hipótese de desbloquear 30 mil milhões de euros estava já considerada, sendo que se apontava para o final de Julho a data até à qual deveria ser enviado esse montante, o que acabou por não acontecer.
Ver comentários
Saber mais Bankia banca Espanha Bruxelas União Europeia
Outras Notícias