Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Bruxelas diz que acordo com a CGD estabiliza sector bancário português

O acordo "permite que o banco dê os passos necessários para voltar a ser completamente rentável e estabiliza o sector bancário português no seu todo", salientou a comissária, num comunicado enviado à agência Lusa.

Reuters
Lusa 24 de Agosto de 2016 às 19:01
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Verstager (na foto), considerou hoje que o acordo alcançado "com o Governo para a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD) permite a estabilização do sector bancário português.


O acordo "permite que o banco dê os passos necessários para voltar a ser completamente rentável e estabiliza o sector bancário português no seu todo", salientou a comissária, num comunicado enviado à agência Lusa.


"Estou satisfeita por ter chegado ontem [na terça-feira] a um acordo de princípio com o ministro [Mário] Centeno para a recapitalização da CGD em condições de mercado", acrescentou Verstager.


Por seu lado, o Ministério das Finanças indicou hoje que o acordo que estabeleceu com a Comissão Europeia para recapitalização da Caixa Geral de Depósitos "assenta num plano de negócio que garante a competitividade da CGD".


"Esse plano considera uma reorganização do banco, com o objectivo de recuperar a rentabilidade de longo-prazo através de um aumento de eficiência, da redução do custo do risco de crédito e do corte de custos", referiu o Ministério das Finanças.


O acordo alcançado na terça-feira à noite tem ainda que ser aprovado pelo Colégio de Comissários.

Ver comentários
Saber mais Margrethe Verstager CGD Ministério das Finanças Comissão Europeia macroeconomia executivo (governo) economia negócios e finanças
Mais lidas
Outras Notícias