Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

CaixaBank estará a negociar posição de Isabel dos Santos no BPI

O CaixaBank estará a negociar a compra da participação de Isabel dos Santos no BPI, avança a Bloomberg. Negócio obrigaria a OPA sobre o banco de Fernando Ulrich e resolveria o problema da instituição em Angola.

Isabel dos Santos à saída da reunião que durou cerca de 30 minutos
Miguel Baltazar/Negócios
Negócios com Bloomberg 01 de Março de 2016 às 21:25
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...

O CaixaBank, maior accionista do BPI, estará a negociar a compra da posição de Isabel dos Santos no banco liderado por Fernando Ulrich, noticiou a Bloomberg esta terça-feira, citando fontes conhecedoras das negociações.

 

De acordo com a agência norte-americana, estará em causa não apenas a posição de 18,58% que a empresária angolana tem no BPI através da Santoro Finance, mas também dos 2,28% detidos pelo Banco BIC. Esta participação foi conhecida na última sexta-feira, depois de a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários ter imputado ao banco angolano as acções detidas pelo seu presidente e segundo maior accionista, Fernando Teles, e pelo administrador Fernando Aleixo Duarte.

 

Se o CaixaBank chegar a acordo para comprar a posição de Isabel dos Santos, terá de lançar uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre o restante capital do BPI, oferecendo um preço idêntico àquele que venha a ser acordado com a empresária angolana. Isto porque o maior accionista da instituição reforçaria a sua participação para cerca de 65%.

 

As negociações entre os dois maiores accionistas do BPI farão parte do esforço para alcançar um acordo sobre a solução para reduzir a exposição do banco a Angola, como exige o Banco Central Europeu, e que, por imposição do supervisor europeu, tem de acontecer até 10 de Abril próximo.

 

Se ficasse com a posição de Isabel dos Santos, o grupo catalão, que já tem 44,1% do BPI, teria condições para aprovar a cisão dos activos africanos do banco, a solução apadrinhada pelo BCE para o problema do excesso de exposição a Angola.

Ver comentários
Saber mais BPI CaixaBank Isabel dos Santos BIC Fernando Ulrich OPA
Mais lidas
Outras Notícias