Banca & Finanças Carlos Costa: António Varela "não esteve na reunião para contratar TC Capital"

Carlos Costa: António Varela "não esteve na reunião para contratar TC Capital"

O governador do Banco de Portugal garantiu que a decisão de contratar a consultora TC Capital não contou com a participação de António Varela. A explicação foi pedida pelo deputado socialista Pedro Nuno Santos, que assim testou a disponibilidade de Carlos Costa para prestar contas no Parlamento.
Carlos Costa: António Varela "não esteve na reunião para contratar TC Capital"
Miguel Baltazar/Negócios
Maria João Gago 12 de junho de 2015 às 15:15

O deputado socialista começou por pedir as actas da administração do Banco de Portugal relativas à reunião que decidiu a contratação do BNP Paribas e da TC Capital, consultoras contratadas para ajudarem na resolução do BES. Mas Carlos Costa disponibilizou-se logo para dar explicações sobre essa contratação.

O processo foi liderado pelo vice-governador responsável pela resolução do BES, José Ramalho. "A reunião que iniciou o processo não contou com a presença do administrador que é motivo da sua preocupação", começou por revelar Carlos Costa, referindo-se a António Varela.

"Mas participou na decisão?", quis saber Pedro Nuno Santos. Carlos Costa respondeu que "não há conflitos de interesses". "A contratação foi conduzida pelo responsável pela resolução. A decisão foi tomada numa reunião em que o administrador António Varela não estava presente", esclareceu o governador.

O administrador do Banco de Portugal responsável pela supervisão participou "na reunião da decisão formal, mas não na reunião da decisão substancial". O objectivo da contratação da TC Capital teve como objectivo ter "alguém que pudesse dar uma segunda opinião sobre documentos da resolução, mas que não participasse na decisão".




pub

Marketing Automation certified by E-GOI