Banca & Finanças CDS quer esclarecimentos do Governo sobre Caixa

CDS quer esclarecimentos do Governo sobre Caixa

Cecília Meireles, deputada do CDS, exige explicações do Governo sobre a recapitalização da Caixa e, mais ainda, quer saber porque tem o banco público necessidade desses montantes.
CDS quer esclarecimentos do Governo sobre Caixa
Miguel Baltazar
Alexandra Machado 07 de junho de 2016 às 11:40
O CDS-PP exige esclarecimentos do Governo sobre as necessidades de capitalização da Caixa Geral de Depósitos, cujo valor tem sido apontado para cerca de quatro mil milhões de euros.

Em declarações ao Forum TSF, Cecília Meireles, deputada centrista, não assumiu de forma peremptória se o CDS poderá avançar com uma proposta de comissão parlamentar de inquérito à Caixa, mas assumiu que o partido exigirá e pedirá respostas ao Governo. Respostas sobre os montantes necessários de recapitalização e a que se devem esses valores.

Cecília Meireles vincou a ideia de que é necessário perceber quando foram concedidos os créditos que estão agora no balanço como malparado e que exigirá estes níveis de recapitalização do banco público.

"Se estamos a falar de crédito malparado convém olhar para esse crédito, ver a data de concessão do crédito, se é dispersa ou concentração em alguns anos. Consoante os anos haverá responsáveis e administradores responsáveis, não deixaremos de exigir responsabilidades", acrescentou sem se referir em concreto qualquer das administrações da Caixa, no entanto deixando a entender que foi em determinado momento que esses créditos foram mais concedidos.


Porque é que surge esta necessidade de capitalização? De quanto estamos a falar e como será feita a capitalização? Será feita de forma faseada ou de uma só vez? Questões deixadas por Cecília Meireles, que garante que o CDS não deixará de colocar ao Governo que, segundo a deputada, tem falado muito pouco sobre o assunto. "Há uma grande falta de informação, ideias desgarradas. Sem que vá ao cerne problema".

E é por isso que Cecília Meireles não se compromete com uma proposta de comissão parlamentar de inquérito. "Para já para já queremos respostas a perguntas e depressa, já que o Governo pronunciou-se poucas vezes".

O assunto, acrescenta, tem de ser tratado com "outra seriedade" e é necessário que o Governo "diga o que quer fazer e como". "Para já queremos esta resposta, mas não deixaremos de fazer outras perguntas".

Cecília Meireles concluiu a intervenção dizendo que está preocupada com a forma como a recapitalização "afectará a todos nós".




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI