Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

CDS é "naturalmente a favor" de comissão de inquérito ao Banif

Os centristas concordam com a constituição de uma comissão parlamentar de inquérito ao Banif, porque, dizem, é importante saber o máximo possível sobre o que aconteceu.

Miguel Baltazar/Negócios
Bruno Simões brunosimoes@negocios.pt 21 de Dezembro de 2015 às 12:20
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...

Depois de o PS e o Bloco de Esquerda terem prometido avançar com uma comissão de inquérito ao processo que culminou na injecção de quase dois mil milhões de euros públicos no Banif, o CDS também se mostra favorável à investigação. Fonte da bancada centrista revela ao Negócios que o CDS é "natural e absolutamente a favor de uma comissão de inquérito sobre o processo do Banif".

De acordo com a mesma fonte, "quanto mais se souber e mais depressa se souber, melhor".

Igualmente esta manhã, o PSD também se mostrou favorável a uma comissão de inquérito. "O PSD apoia e é favorável a um inquérito parlamentar, que permita averiguar desde as razões que justificaram a capitalização do Banif, em final de 2012, até à decisão ontem [domingo] tomada e conhecida, as alternativas existentes e as razões que a justificaram, bem como a implementação dessa decisão", disse, citado pela Lusa, o deputado António Leitão Amaro.

Também esta segunda-feira, Mariana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda, acusou Passos Coelho e Paulo Portas de serem "responsáveis por um acto criminoso contra os interesses financeiros do Estado" no processo do Banif. Os líderes do PSD e do CDS ocultaram o caso com "interesses eleitoralistas", acusou.

Ainda no domingo, também o líder parlamentar do Bloco de Esquerda havia dito posto em causa a independência do Banco de Portugal em todo o processo. "O caso BES teve a gestão política para acontecer depois da saída da troika. O Banif foi para depois das eleições. Independência do BdP?", ironizou.

Carlos César, que chefia a bancada do PS, acusou PSD e CDS de terem adiado "com toda a irresponsabilidade e negligência a solução do problema do Banif". E considera que a injecção de 2.255 milhões de euros no Banif "teria sido evitável na sua dimensão se a ministra das Finanças anterior tivesse agido com competência e sentido de responsabilidade".

Ver comentários
Saber mais Banif CDS PSD Bloco de Esquerda
Mais lidas
Outras Notícias